sábado, 28 de novembro de 2015

Riscos aos usuários causados por instalações elétricas feitas fora das normas técnicas

Instalações elétricas quando não são feitas dentro das normas causam danos aos usuários, alguns destes quase imperceptíveis, desde um pequeno incomodo até outros fatais. Neste texto serão apresentados os transtornos causados aos usuários de edificações quando normas não são seguidas.

Um dos problemas que pode ser notado por meio do uso da edificação é a queda de tensão e desarme de disjuntores, gerando uma situação desagradável no uso do chuveiro elétrico e na luminosidade da lâmpada, sendo necessário interromper os a fazeres para armar o disjuntor. Isto ocorre devido ao mau dimensionamento dos condutores e eletrodutos, gerando a elevação das correntes e seu aquecimento podendo danificar o equipamento utilizado ou causar incêndio.

Como foi dito o projeto de instalação elétrica não somente previne os usuários de pequenos transtornos, mas também evita incêndio, no dimensionamento e especificação dos conduítes, eliminando maiores acidentes em caso de curto-circuito e fuga de corrente, impedindo prejuízos na conta de energia elétrica devido a fuga de corrente que não gera trabalho e aumenta a segurança do consumidor.

Um fenômeno que é anulado por uma instalação elétrica bem-feita são choques por materiais condutores, aquele “choquinho” do chuveiro de casa antiga que pode causar danos irreversíveis as vítimas, principalmente se forem usuários de marca-passo. Estes problemas podem ser evitados por um sistema de aterramento adequado e a utilização de disjuntores residuais que protegem o usuário contra fuga de corrente e choques.

Os riscos que os usuários sofrem podem ser fatais, apenas o uso de materiais de qualidade não o protege, é necessário que estes sejam dimensionados corretamente e caso seja notado algum problema no dia-a-dia devido a instalação elétrica inadequada, esta pode ser corrigida por um profissional qualificado e capacitado evitando outros problemas irreversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário